Américas Trump quer afastar secretário do Comércio e tenta contornar Supremo no caso do Censo

Trump quer afastar secretário do Comércio e tenta contornar Supremo no caso do Censo

Donald Trump estará a ponderar afastar o secretário do Comércio, o que poderá acontecer já este verão. Em causa está a derrota de Trump relacionada com o censo de 2020, e que está sob a alçada de Wilbur Ross.
Trump quer afastar secretário do Comércio e tenta contornar Supremo no caso do Censo
Reuters
Negócios 15 de julho de 2019 às 11:39

O presidente dos EUA prepara-se para afastar o secretário do Comércio, Wilbur Ross (na foto ao lado de Trump). Em causa está a derrota política relacionada com o censo eleitoral de 2020, onde Donald Trump queria incluir uma questão sobre cidadania mas o Supremo Tribunal travou as suas pretensões.

 

Trump tem salientado a importância desta questão, defendendo que apenas as pessoas com naturalidade americana devem poder votar nas eleições. O presidente americano salientou, na sua conta do Twitter, há cerca de duas semanas, que era preciso incluir uma "pergunta simples e básica: ‘É um cidadão dos Estados Unidos?’".

 

Contudo, não está a conseguir garantir a aprovação dos tribunais e está a ser alvo de duras críticas devido a esta questão. E será precisamente este tema que deverá ditar o afastamento de Wilbur Ross, de acordo com a NBC.

 

O site de informação explica que Trump já terá expressado a sua frustração com o rumo das negociações comerciais com a China, lideradas precisamente por Ross, de 81 anos. Mas a longa relação pessoal entre os dois – que já conta com mais 25 anos – terá travado, até ao momento, a sua substituição.

 

Contudo, responsáveis da Casa Branca esperam que Ross seja a próxima alteração no Governo, o que deverá acontecer este verão, de acordo com conselheiros, citados pela NBC, sob anonimato.

 

Trump estará a contactar aliados fora da Casa Branca com o objetivo de substituir o atual secretário do Comércio, devido ao processo do Censo.

Trump já terá deixado cair a intenção de colocar a questão no censo, mas terá encontrado outra forma para obter a informação. O presidente dos EUA terá dado ordens a todas as agências federais para que façam chegar ao Departamento do Comércio dados de cidadania da população.

 

Trump está determinado em que apenas as pessoas naturais dos EUA possam votar nas eleições, algo que tem gerado muitas críticas, com alguns responsáveis a defenderem que esta decisão viola os direitos dos cidadãos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI