Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras anuncia esta terça-feira nome do candidato presidencial

Depois da divulgação do candidato presidencial do Syriza, a primeira ronda de votações terá lugar esta quarta-feira ao final da tarde. O candidato escolhido pelo Syriza precisa de 180 votos para ser eleito na primeira volta.

Reuters
Rita Faria afaria@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2015 às 10:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, deverá anunciar ao seu grupo parlamentar esta terça-feira, 17 de Fevereiro, o nome do homem ou mulher que gostaria que sucedesse o presidente Karolos Papoulias. Segundo o jornal grego Ekathimerini, o anúncio deverá acontecer às 16 horas locais (14 horas de Lisboa).

 

Depois da divulgação do candidato presidencial do Syriza, a primeira ronda de votações terá lugar esta quarta-feira, 18 de Fevereiro, ao final da tarde.

 

Tsipras já devia ter anunciado o nome do candidato no domingo, mas o processo foi cancelado no último momento devido a objecções dentro do seu partido. Segundo o jornal grego, o primeiro-ministro terá apontado o nome do Comissário Europeu para a Migração, Cidadania e Assuntos Internos, Dimitris Avramopoulos, como seu candidato, enquanto o ministro da Defesa, Panos Kammenos, propôs o nome da ex-ministra dos Negócios Estrangeiros, Dora Bakoyannis.

 

Segundo fontes referidas pelo Ekathimerini, alguns responsáveis do Syriza terão dito a Tsipras que os únicos candidatos conservadores que o partido pode aceitar são o ex-ministro do Interior, Prokopis Pavlopoulos, já que tem sido uma figura crítica dos acordos de resgate, e a antiga ministra da Educação, Marietta Giannakou.

 

Entre os vários nomes que têm sido apontados como possíveis candidatos contam-se a escritora Ioanna Karystiani, o cineasta Costa-Gavras e o ex-ministro das Finanças, Manolis Drettakis.

 

O candidato escolhido pelo Syriza vai precisar de 180 votos para ser eleito na primeira volta. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Ekathimerini Manolis Drettakis política Costa-Gavras política (geral) Marietta Giannakou Prokopis Pavlopoulos Dora Bakoyannis
Outras Notícias