Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

UE volta a falhar acordo sobre orçamento comunitário para 2013

Caso não seja alcançado um acordo até ao final do ano, poderá ter de ser usada a regra dos duodécimos no início de 2013.

Lusa 14 de Novembro de 2012 às 01:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os Estados-membros da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu voltaram a falhar, na terça-feira, um acordo sobre o orçamento comunitário para 2013, anunciou o vice-ministro cipriota para os Assuntos Europeus, Andreas Mavroyiannis. Representantes dos 27 reuniram-se ontem à tarde, em Bruxelas, com responsáveis do Parlamento Europeu para um Conselho Ecofin sobre o orçamento comunitário para o próximo ano.

"Esta tarde [13 de Novembro], o Conselho tomou nota da impossibilidade de chegar a um acordo no comité de conciliação com o Parlamento Europeu sobre o orçamento para 2013", afirmou o vice-ministro para os Assuntos Europeus do Chipre (país que assume a presidência rotativa da UE) na conferência de imprensa que se seguiu à reunião.

Mavroyiannis afirmou que, durante o período de conciliação - que começou a 23 de Outubro e terminou à meia-noite de terça-feira -, a presidência cipriota "fez todos os possível para conciliar posições", o que acabou por não acontecer. Já na semana passada, não tinha sido alcançado um acordo sobre o orçamento comunitário.

Na sequência do fracasso do processo de conciliação, a Comissão Europeia terá de apresentar uma nova proposta para o orçamento para 2013. Caso não seja alcançado um acordo até ao final do ano, poderá ter de ser usada a regra dos duodécimos no início de 2013.

Ver comentários
Saber mais Orçamento Comunitário UE Parlamento Europeu
Outras Notícias