Economia Ulrich: Exportações portuguesas estão a atravessar "história de sucesso"  

Ulrich: Exportações portuguesas estão a atravessar "história de sucesso"  

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, afirmou hoje que as exportações portuguesas estão a atravessar "uma história de sucesso", num encontro sobre novas oportunidades e mercados nas exportações.  
Ulrich: Exportações portuguesas estão a atravessar "história de sucesso"  
Bruno Simão/Negócios
Lusa 29 de maio de 2015 às 17:12

"É uma história de sucesso esta das exportações portuguesas, com um mérito que pertence apenas às empresas e aos empresários", afirmou Ulrich num discurso, durante a abertura do encontro organizado pelo BPI e pela Cosec.

 

O responsável do BPI sublinhou que não se lembra de ter assistido a um saldo positivo da balança comercial portuguesa de bens e serviços durante dois anos seguidos, durante os últimos 40 anos.

 

Em causa esteve o desempenho das exportações e importações, em 2013 e 2014, e novamente no primeiro trimestre de 2015.

 

Ulrich lembrou que o peso das vendas portuguesas de bens e serviços ao estrangeiro passou de 30% para 40% do PIB (produto interno bruto), nos últimos 10 anos, o que coloca o país "à frente da Finlândia e próximo da Suécia e da Áustria", neste domínio.

 

"Estamos ainda longe da Holanda e da Irlanda, mas já com uma situação bastante honrosa e que era impensada há uns anos atrás", considerou o mesmo responsável.

 

O líder do BPI acrescentou ainda que desde 2007 as exportações portuguesas "estão a crescer ao mesmo ritmo das espanholas, as mais dinâmicas da União Europeia, e com ritmos superiores às da Alemanha e Irlanda".

 

Nos últimos cinco anos, de acordo com Ulrich, as exportações cresceram 7% por ano, enquanto as importações apenas 1,5%.

 

"Esta vaga das exportações portuguesas é um movimento que já vem de há mais anos, mas que se tem vindo a intensificar, devido ao aperto na procura interna que levou muitas empresas e empresários a virarem-se para o exterior", comentou também o mesmo responsável.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI