Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Um aluno por secretária e horários reduzidos: as novas regras do regresso às aulas

As orientações enviadas às escolas para o regresso do 11º e 12º ano recomendam um aluno por carteira e intervalos curtos dentro da sala de aula. Horários concentrados entre as 10h e as 17h. Diretores temem que não haja condições em todas as escolas.

Bruno Simão
Negócios jng@negocios.pt 06 de Maio de 2020 às 10:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As aulas presenciais para os alunos do 11º e do 12º ano são retomadas a 18 de maio e, para isso, o Ministério da Educação enviou uma série de recomendações às escolas.

Funcionamento preferencial entre as 10 horas e as 17 horas, com horários desfasados, redução ou eliminação das pausas, a concentração de horários de manhã ou de tarde  para evitar deslocações, ou a distribuição de apenas um aluno por secretária são algumas das orientações dadas a conhecer pelo Diário de Notícias.

Ao jornal Público alguns diretores alertam que nem sempre os espaços físicos das escolas permitem organizar as turmas com o distanciamento recomendado para evitar o crescimento de novos contágios com o novo coronavírus.

Explica o Público que será possível reduzir para metade a carga horária de cada disciplina, até porque há dúvidas sobre a existência de professores suficientes, uma vez que muitos docentes fazem parte de grupos de risco.

Nesse sentido, é admitida a substituição de docentes por outros que tenham disponibilidade na sua componente letiva, a redistribuição do serviço ou mesmo a contratação de docentes em regime de substituição.

Ver comentários
Saber mais Regresso às aulas covid-19 professores ensino secundário
Mais lidas
Outras Notícias