Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Um kit de sobrevivência para quem navega na net

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) vai disponibilizar na sua página da internet um software que ajudará os cibernautas a viajar pela net com mais segurança sempre que não estejam nos seus computadores de casa ou do trabalho, em princípio seguros e protegidos.

Filomena Lança filomenalanca@negocios.pt 27 de Janeiro de 2014 às 23:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O software, desenvolvido pelos investigadores do Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, contém um conjunto de aplicações seguras que, guardadas numa "pen", poderão depois ser usadas em locais públicos como, por exemplo, um cibercafé. Além disso, terá também "uma pasta encriptada onde se guardam os documentos sensíveis e que só devem ser abertos numa máquina segura", explica Luís Antunes, que lidera a equipa de investigadores. Esta pasta, "dá muito mais garantias e uma taxa de conforto muito maior para se trabalhar". Só não dá 100% de segurança "porque isso ninguém dá", reconhece.

Este software começará a ser disponibilizado gratuitamente no site da CNPD no dia 11 de Fevereiro, dia Europeu da Investigação Segura, e será depois actualizado periodicamente, explica Filipa Calvão, presidente da CNPD.

Esta entidade tem recebido um número crescente de queixas relacionadas com a falta de segurança nas comunicações electrónicas. São entre 500 e 600 contra-ordenações por ano e "já há uma percentagem considerável de casos relacionados com telemóveis", explica a responsável. Também já foram aplicadas algumas coimas, mas Filipa Calvão reconhece que nem sempre é fácil fazer a prova e detectar e punir os responsáveis, sobretudo nos casos em que estes estão localizados fora da União Europeia.

Ver comentários
Saber mais Comissão Nacional de Protecção de Dados CNPD
Outras Notícias