Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Um quarto da população activa da Grécia está desempregada

Taxa de desemprego superou em Julho a marca de 25%. É um novo recorde.

Negócios negocios@negocios.pt 11 de Outubro de 2012 às 12:18
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
A taxa de desemprego continua a subir na Grécia tendo, em Julho, atingido 25,1%. Este valor compara com 17,8% em Julho de 2011 e 24,8% em Junho deste ano, anunciou a Autoridade de Estatísticas Gregas (ASE).


"O número de pessoas que procura activamente emprego elevou-se a 1,261 milhão, contra 3,7 milhões com trabalho", afirma um comunicado da ASE.

A taxa de desempregou mais do que duplicou desde a explosão da crise da dívida em 2010. No ultimo ano perderam-se, em média, mais de mil empregos por dia. O desemprego afecta 54,2% dos jovens entre 15 e 24 anos e 31,4% na faixa de 25 a 34 anos.

A Grécia está há cinco anos em recessão, e comprometeu-se com um duro programa de austeridade a troco de dois empréstimos internacionais, que envolveram o maior perdão de dívida jamais acordado nos tempos modernos.

O actual Governo, liderado pelo conservador Antonis Samaras, pede mais dois anos para cumprir as metas de consolidação orçamental de modo a não acentuar o quadro recessivo e do desemprego.

Atenas continua a negociar com os credores novas medidas de austeridade, com cortes e economias avaliadas em 13,5 mil milhões de euros em dois anos, de modo a poder receber a próxima parcela do empréstimo da UE e do FMI de 31,5 mil milhões de euros.

A directora- geral do FMI, Christine Lagarde, admitiu nesta quinta-feira em Tóquio que é necessário conceder à Grécia um prazo adicional de dois anos, até 2016, para que o país possa implementar as exigências dos credores.
Ver comentários
Saber mais Grécia desemprego
Outras Notícias