Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Um terço dos revoltosos de Londres está disposto a novos motins

Um terço dos jovens que participaram nos motins de Londres está disposto a participar em novos motins. E 80% diz que é muito provável que se repitam.

Rita Faria afaria@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 17:24
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
Uma larga maioria dos manifestantes de Londres acredita que os motins que destruíram partes da cidade vão repetir-se, enquanto um terço dos entrevistados (jovens que participaram nos motins) garante mesmo que fará parte da próxima manifestação, de acordo com uma pesquisa levada a cabo pelo “The Guardian”, em parceria com a London School of Economics.

Entre os 270 entrevistados, 81% acredita que os distúrbios ocorridos em Agosto “vão acontecer de novo”, enquanto dois terços prevê novos motins antes do final de 2014.

Apesar das mais de 4 mil detenções decorrentes dos motins, grande parte dos “revoltosos” de Londres admite não estar arrependido dos seus actos. De acordo com a pesquisa, a maioria dos jovens vem das zonas mais pobres do Reino Unido, e queixa-se, sobretudo, da deterioração do nível de vida e das escassas perspectivas de emprego.

As conclusões do estudo surgem uma semana depois de o ministro das Finanças, George Osborne, ter reduzido as perspectivas de crescimento económico do país, e ter garantido que as medidas de ajustamento seriam alargadas até 2017. O Governo britânico prevê a extinção de 710 mil postos de trabalho, do sector público, nos próximos seis anos.

Os jovens entrevistados no âmbito desta pesquisa mostraram-se pessimistas acerca do futuro, com 29% a discordar da afirmação “a vida está cheia de oportunidades”. Para a grande maioria dos manifestantes, 85%, a pobreza foi um factor “importante” ou “muito importante” no despoletar dos motins.
Ver comentários
Saber mais Londres motim
Outras Notícias