Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia procura acasalar crescimento com austeridade

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

Paulo Querido paulo@querido.pt 08 de Maio de 2012 às 23:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
1. União Europeia procura acasalar crescimento com austeridade
O presidente do Conselho Europeu não perdeu tempo e convocou uma cimeira extraordinária dos chefes de Estado da União Europeia. A data foi confirmada ontem de manhã pela conta oficial de Herman Van Rompuy no Twitter: o jantar "informal" decorrerá no dia 23 de maio.

A eleição de François Hollande em França precipitou os acontecimentos. Hollande que, de resto, se estreará em reuniões de cúpula precisamente uma semana depois da sua tomada de posse. Conciliar o crescimento da agenda de Hollande com a austeridade de Angela Merkel é o objetivo da cimeira. Que procurará definir políticas para reativar o crescimento económico na Europa.

A Grécia é preocupação mas vem em terceiro lugar pois antes está o novo problema em Espanha: os contribuintes espanhóis terão de salvar o Bankia, operação que custará 8.000 a 10.000 milhões de euros - fora os juros do empréstimo, pois o Estado espanhol não dispõe da verba.



2. KPN
A mexicana América Móvil, de Carlos Slim, quer aumentar de 4,8% para 28% a sua participação na KPN. Esta operadora holandesa de redes telefónicas sem fios e Internet, que tem 44 milhões de clientes em 5 países europeus, ajudará à estratégia de diversificação de mercados da América Móvil, que já opera em 18 países do continente americano e tem na holandesa o seu maior negócio fora das Américas. A proposta é de 2.600 milhões de euros.



3. Google
Uma conclusão dúbia, ou salomónica: o júri do caso entre a Oracle e a Google concluiu que esta realmente usou ilicitamente tecnologia patenteada por aquela, mas coloca a indemnização em um décimo do valor exigido. Meia vitória, a somar a uma vitória completa: o estado americano do Nevada autorizou a Google a usar "veículos autónomos", os famosos carros sem condutor com que a empresa quer voltar a revolucionar mercados.



"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt
Ver comentários
Saber mais opinião nuvem
Outras Notícias