Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Universidade privadas movimentam mais 123 milhões do que o futebol

Afinal não são os clubes de futebol, através dos milionários salários que pagam aos seus craques, a actividade que mais milhões movimenta em Portugal. Uma investigação do DN sobre o ensino superior privado, mostra que estas instituições movimentam em média mais de 383 milhões de euros por ano, um valor superior a outros sectores tidos como bastante lucrativos.

Negócios negocios@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 09:15
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...
O mesmo jornal contabiliza que no caso do futebol profissional, os orçamentos dos clubes da I Liga deste ano se ficaram pelos 260 milhões de euros. Todavia há ainda assim instituições a passar por dificuldades, decorrentes da crise e da fuga de alunos para o ensino superior público.

O DN cita o estudo "O Custo dos Estudantes no Ensino Superior Português", coordenado pela investigadora e pró-reitora da Universidade de Lisboa, Luísa Cerdeira, que concluiu que os custos de educação dos alunos do privado rondam os 4349 euros anuais. Ao multiplicar este valor pelo número de alunos registados pelo Ministério da Educação em 2011, 88 290 inscritos, chega-se ao valor aproximado do que encaixam as entidades privadas: 383 milhões de euros.


Os custos com um curso no ensino privado são 3,5 vezes superior ao pago pelos alunos no público, onde a média é de 1241 euros. A investigadora justifica esta discrepância com a necessidade destas empresas em realizarem receita, o que só conseguem através das propinas.

No entanto, mesmo com o sector a ter esta dimensão de negócios, há ainda assim quem esteja a perder lucros com a crise, como é o caso da Cofac (entidade que detém a Lusófona), cujos proveitos recuaram 360% no último ano, onde o resultado positivo caiu para os 591 082 euros.

Em sentido oposto, segue a Portucalense que tem crescido de forma sustentada desde 2008, altura em que apresentou um resultado líquido negativo de 537 mil euros, que no ano passado se transformaram em proveitos de 3, 245 milhões de euros.
Ver comentários
Saber mais Ensino Superior Privado Futebol Lusofona Portucalense
Outras Notícias