Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas a retalho na Alemanha aumentam com o Mundial

As vendas a retalho na Alemanha, a maior economia da Europa, subiram mais que o esperado no mês de Junho, com a «febre» do Mundial de Futebol a levar ao aumento dos gastos dos consumidores que optam também por antecipar aquisições, evitando assim o aument

Paulo Moutinho 31 de Julho de 2006 às 10:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As vendas a retalho na Alemanha, a maior economia da Europa, subiram mais que o esperado no mês de Junho, com a «febre» do Mundial de Futebol a levar ao aumento dos gastos dos consumidores que optam também por antecipar aquisições, evitando assim o aumento do IVA programado para o início do próximo ano.

As vendas, ajustadas à inflação e às variações sazonais, aumentaram em 1,9% face ao mês de Maio, quando tinham caído 0,4%, segundo os dados revelados hoje pelo instituto de estatísticas alemão.

Os economistas consultados pela agência Bloomberg estimavam que as vendas a retalho na Alemanha tivessem aumentado em 1%.

O Campeonato do Mundo de Futebol, que a Alemanha organizou e que a Itália venceu, levou a que muitos consumidores adquirissem produtos de elevado valor, como televisores de plasma e LCD.

Para além do efeito Mundial, os consumidores anteciparam também este tipo de aquisições, com o objectivo de evitar o aumento do IVA de 16% para 19% programado para o início do próximo ano.

Outras Notícias