Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vendas a retalho nos EUA caem inesperadamente em Fevereiro

As vendas a retalho nos Estados Unidos caíram, inesperadamente, no mês de Fevereiro, com os norte-americanos a reduzirem os gastos, em resultado do aumento dos custos da energia. Este dado é mais um sinal de que a maior economia do mundo poderá estar a en

Paulo Moutinho 13 de Março de 2008 às 12:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As vendas a retalho nos Estados Unidos caíram, inesperadamente, no mês de Fevereiro, com os norte-americanos a reduzirem os gastos, em resultado do aumento dos custos da energia. Este dado é mais um sinal de que a maior economia do mundo poderá estar a entrar num período de abrandamento, ou mesmo recessão.

 

De acordo com os dados revelados hoje pelo Departamento do Comércio, as vendas caíram 0,6% no mês passado, depois do aumento de 0,4% observado em Janeiro deste ano. Os economistas consultados pela agência Bloomberg esperavam um aumento de 0,2% nas vendas a retalho.

 

Esta quebra resulta, essencialmente, da desaceleração nas vendas de automóveis e, também, dos menores gastos dos consumidores nos restaurantes.

 

A maior quebra no mercado trabalho dos últimos cinco anos e os preços recorde dos combustíveis (em resultado dos máximos históricos consecutivos atingidos pelo petróleo nos mercados internacionais) está a “pesar” na confiança e nos gastos dos consumidores, que representa mais de dois terços da economia dos EUA.

 

Este indicador vem dar mais força à tese defendida pelos economistas de que os EUA estão a entrar num período de forte abrandamento da economia, ou mesmo de recessão. A Reserva Federal tem vindo a reduzir a taxa de juro de referência, na tentativa de evitar este cenário.

 

A taxa directora baixou dos 5,25%, em Setembro, para os actuais 3%. O mercado acredita que serão necessários novos cortes, estimando uma redução de 75 pontos base no preço do dinheiro, corte que poderá ser anunciado já na reunião da próxima semana, a 18 de Março.

Ver comentários
Outras Notícias