Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Venizelos: Crise é uma oportunidade para reformar a economia

O ministro das Finanças da Grécia sublinhou esta sexta-feira que a crise que o país atravessa deve ser encarada como uma oportunidade para reformar a economia e captar mais investimento estrangeiro.

Negócios negocios@negocios.pt 07 de Outubro de 2011 às 12:12
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Após uma reunião com o ministro da Economia da Alemanha, Philipp Roesler, o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos (na foto) defendeu que a crise que atravessa o país deve ser vista como uma ocasião para introduzir reformas na economia helénica e tentar captar mais investimento estrangeiro.

“A Grécia está num período crítico e de dificuldades mas a crise deve ser encarada como uma oportunidade para promover alterações na economia”, adiantou o responsável, citado pela Bloomberg.

No encontro desta semana do Eurogrupo, os ministros das Finanças da Zona Euro adiaram a
decisão quanto à libertação da próxima tranche de oito mil milhões de euros.

Entretanto, a Grécia admitiu publicamente ter verbas para honrar os seus compromissos até Novembro. Anteriormente, o executivo de Atenas vinculou ter apenas dinheiro para os primeiros dias de Outubro.

O facto dos membros da troika ainda estarem a ultimar o relatório sobre a evolução do cumprimento das metas estabelecidas no primeiro pedido de ajuda externa foi o motivo apontado pelos responsáveis europeus para este adiamento.

A 21 de Julho os responsáveis europeus acordaram um segundo pacote de ajuda externa à Grécia. Contudo, Atenas já assumiu que não vai conseguir cumprir as metas do défice este ano e em 2012 pelo que, os líderes europeus já admitem ter de rever alguns pontos da nova ajuda à Grécia. A participação dos privados, admitem os responsáveis, pode ter de ser maior do que o inicialmente previsto.

Ver comentários
Saber mais Venizelos crise economia Philipp Roesler
Outras Notícias