Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Veteranos da crise do Lehman Brothers alertam que UE "não deve pressionar demasiado a Grécia"

Veteranos da crise do Lehman Brothers alertam líderes europeus para não "pressionarem demasiado a Grécia".

Andreia Major amajor@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 13:28
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Neel Kashkari, que estava na linha da frente quando o Lehman Brothers Holdings rebentou em 2008, está agora a alertar os governos europeus para "não pressionarem demasiado a Grécia", relativamente à imposição das medidas de austeridade em troca da ajuda externa.

“Pode ser muito satisfatório em termos políticos ser duro, mas caso aconteça um incumprimento descontrolado e este conduza ao contágio dos países da Zona Euro que se encontram à volta da Grécia, isso poderá ser muito prejudicial para toda a Europa e para a economia global”, disse Kashkari, que há quatro anos era assessor do então secretário do Tesouro norte-americano Henry Paulson.

Actualmente, Kashkari é responsável do departamento de acções globais no Pacific Investment Management, de acordo com a Bloomberg.

Kashkari não está sozinho no role de veteranos da crise de 2008 que defendem que a Europa não deve pressionar a Grécia em demasia para que esta cumpra as medidas em troca da ajuda externa.

Os experientes da pior crise financeira desde a Grande Depressão deixam um aviso: “Evitem encorajar um incumprimento, a menos que assegurem primeiro que as restantes economias à volta e os bancos estão protegidos dos efeitos depois do choque”, avisaram.

“Isto parece ser uma provocação da parte dos líderes europeus”, disse Phillip Swagel, antigo economista do Tesouro norte-americano, à Bloomberg. “A melhor estratégia é prepararem-se para um futuro fracasso [da Grécia], para que tenham uma ameaça mais credível para permitir à Grécia que entre em incumprimento e, possivelmente, saia da Zona Euro”, acrescentou Swagel.
Ver comentários
Saber mais Lehman Brothers crise financeira 2008 veteranos analistas Grécia União Europeia UE
Outras Notícias