Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vinho da Madeira ganha "olhos em bico"

Exportações para o Japão cresceram 14% em valor no ano passado, com a região a seguir uma estratégia de afirmação pela qualidade do produto.

António Larguesa alarguesa@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 13:48
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O Japão é já o maior mercado fora da Europa para o vinho da Madeira, tendo registado um crescimento em valor de 14% em 2011, correspondente a 1,3 milhões de euros.

“Em termos de quantidade foi basicamente igual, o que quer dizer que estão a preferir produtos de maior valor acrescentado e de maior qualidade”, disse ontem o secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.

Citado pela Lusa, Manuel António Correia elogiou estes resultados, “apesar dos acidentes naturais que ocorreram no Japão” no último ano, tendo o mercado nipónico bebido 220 mil litros de vinho madeirense.

Nos últimos dias, um grupo de “sommeliers” e jornalistas especializados do Japão visitaram a ilha da Madeira no decorrer do projecto de informação e promoção do vinho da Madeira, da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato.

China já é o quinta maior consumidor de vinho

Com um consumo superior ao vizinho japonês, a China passou a ocupar em 2011 o lugar de quinta maior consumidor de vinho a nível mundial, a seguir aos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha.

Um relatório oficial, divulgado ontem em Xangai e citado pela “China Rádio International”, aponta para um consumo de 160 milhões de caixas de vinho ao longo do último ano. Resultados que consolidam o crescimento de 140% que tinha sido registado entre 2006 e 2010. A expectativa até 2015 é de aumento de 50%.

O mesmo estudo apontou ainda que os chineses continuam a preferir vinho tinto. No entanto, o consumo de vinho branco está a crescer a bom ritmo e a uma velocidade superior, sendo indicado por especialistas locais do sector como uma aposta relevante para os produtores internacionais.
Ver comentários
Saber mais madeira vinho japão china exportação
Outras Notícias