Economia Vítor Gaspar vai ser condecorado pelo Presidente da República

Vítor Gaspar vai ser condecorado pelo Presidente da República

São três os ex-ministros das Finanças que vão ser condecorados na sexta-feira à tarde pelo Presidente da República. Vítor Gaspar é aquele que exerceu funções mais recentemente.
Vítor Gaspar vai ser condecorado pelo Presidente da República
Bruno Colaço/Correio da Manhã
Negócios 10 de fevereiro de 2016 às 20:05

António Bagão Félix, Luís Campos e Cunha e Vítor Gaspar vão ser condecorados pelo Presidente da República na sexta-feira, dia 12 de Fevereiro, naquela que será a última iniciativa deste tipo de Aníbal Cavaco Silva. Os ex-ministros das Finanças vão receber a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique numa cerimónia que irá também distinguir outros ex-ministros.

Vítor Gaspar, que agora dirige o departamento de políticas orçamentais do FMI, foi o primeiro ministro das Finanças do Governo de Pedro Passos Coelho (XIX governo constitucional), tendo desempenhado funções entre 21 de Junho de 2011 e 2 de Julho de 2013.

Luís Campos e Cunha foi o primeiro ministro das Finanças do primeiro governo de José Sócrates, tendo assumido o cargo durante poucos meses, entre Março e Julho de 2005. Saiu a seu pedido por discordâncias com as orientações da política económica. É professor universitário.

António Bagão Félix assumiu a pasta das Finanças no Governo liderado por Pedro Santana Lopes entre Julho de 2004 e Março de 2005. Foi militante do CDS e antes de ser ministro das Finanças tinha sido ministro da Segurança Social e do Trabalho no Executivo anterior, liderado por José Manuel Durão Barroso ( de 2002 a 2004).

A Ordem do Infante Dom Henrique distingue personalidades que tenham "prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores". O Presidente da República já condecorou o ex-ministro das Finanças de José Sócrates e que mais tempo esteve em funções Fernando Teixeira dos Santos a 10 de Junho de 2014. Recebeu na altura a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo

 




pub