Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Volume de negócios nos serviços afunda 37% em abril

O impacto da pandemia da covid-19 atingiu em pleno o setor dos serviços em abril, com o volume de negócios a registar a maior quebra de sempre. No alojamento e restauração a queda ascendeu a 83%.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 12 de Junho de 2020 às 11:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O volume de negócios nos serviços registou uma quebra de 37,4% em abril face a igual mês de 2019, a maior descida de sempre, indicou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). O alojamento e restauração foi particularmente atingido, com um decréscimo de 82,9%.

O índice de volume de negócios nos serviços agravou a quebra de 16,6% observada em março, mês em que foi reportado o primeiro caso confirmado da covid-19 em Portugal. Em meados de março foram adotadas medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus, com muitos estabelecimentos deste setor a fecharem portas.

O impacto sentiu-se também no emprego, remunerações e horas trabalhadas, assinala o INE. Assim, o índice de emprego recuou 6,4% em termos homólogos (-0,3% em março), enquanto as remunerações caíram 10,7% (+1,6% em março) e as horas trabalhadas afundaram 27,2% (-4,9% em março).

Alojamento e restauração afunda 83%

O INE destaca que todas as secções do índice apresentaram variações negativas, destacando-se as três com maior peso no índice, em particular o alojamento e restauração.

O comércio por grosso, comércio e reparação de veículos e motociclos, que tem maior peso no índice, sofreu uma descida de 32,2% face a abril de 2019, valor que compara com a quebra de 13,8% em março.

O alojamento, restauração e similares foi ainda mais penalizado, afundando 82,9%, isto depois de já em março ter recuado 49,1%.

Quanto aos transportes e armazenagem, a quebra em abril cifrou-se em 46,1%, após ter recuado 16,7% no mês anterior.

Ver comentários
Saber mais INE Instituto Nacional de Estatística restauração serviços covid
Mais lidas
Outras Notícias