Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro cresce ao ritmo mais rápido em quase seis anos

A economia da região do euro cresceu, em Fevereiro, ao ritmo mais acelerado em quase seis anos, com melhorias nas quatro grandes economias. Ainda assim, foi a Irlanda a liderar a subida.

Rita Faria afaria@negocios.pt 03 de Março de 2017 às 10:20
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A economia da Zona Euro cresceu, em Fevereiro, ao ritmo mais acelerado em quase seis anos, impulsionada sobretudo pelo aumento da produção no sector da indústria.

O índice PMI compósito - que mede a actividade da indústria e serviços da região da moeda única – da IHS Markit subiu de 54,4 pontos, em Janeiro, para 56 pontos, em Fevereiro, o valor mais elevado dos últimos 70 meses.

Apesar de o sector industrial ter dado o impulso mais expressivo, com o crescimento mais acelerado da produção desde Abril de 2011, o sector dos serviços também contribuiu para a melhoria do índice, com a actividade empresarial a crescer ao ritmo mais rápido dos últimos cinco anos e meio.

A Irlanda liderou o ranking do crescimento, com o PMI a subir para 57,8 pontos. No entanto, as quatro grandes economias do euro reportaram fortes subidas na produção. O crescimento atingiu máximos de 18 meses em Espanha, máximos de 34 meses na Alemanha, o melhor nível em França dos últimos 69 meses e um máximo de Dezembro de 2015 em Itália.

"O crescimento acelerou nos quatro maiores Estados-membros em Fevereiro, o que sugere uma recuperação cada vez mais sustentável e robusta", afirma Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, citado no comunicado. "França e Alemanha parecem estar a caminho de crescer 0,6% no primeiro trimestre, e Espanha pelo menos 0,7%. Itália está a ficar para trás, mas mesmo assim goza do seu melhor crescimento em um ano".

O crescimento mais forte da produção e das novas encomendas teve um impacto positivo na confiança das empresas, que subiu para um novo recorde. As empresas indicaram que esperam que as condições económicas e de mercado melhorem ainda mais nos próximos 12 meses.

Os níveis de optimismo aumentaram na Alemanha, França, Itália e Irlanda, mas diminuíram ligeiramente em Espanha.

Ver comentários
Saber mais zona euro economia indústria serviços IHS Markit PMI
Outras Notícias