Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro mantém dinamismo impulsionada por euro baixo

A economia Zona Euro mantém em Dezembro o seu dinamismo, impulsionada pelo facto de o euro estar frágil.

europa zona euro união europeia
Reuters
Negócios 15 de Dezembro de 2016 às 11:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A economia da Zona Euro mantém o seu dinamismo em Dezembro. O índice PMI, que mede a evolução da indústria e dos serviços, está nos 53,9 pontos, o mesmo valor que em Novembro. Além disso, esta leitura representa o valor mais elevado no ano. O crescimento da produção esteve na origem desta evolução. Este aumento "está relacionado em parte com a desvalorização do euro e o que ofusca o abrandamento do crescimento dos serviços".

"Um desenvolvimento importante em Dezembro foi o acentuar da intensificação das pressões inflacionistas. Uma combinação de custos de importações mais elevados, fruto da desvalorização do euro, e o crescimento dos preços das matérias-primas mundiais significam que, em média, os preços da produção cresceram ao ritmo mais acentuado em cinco anos e meio, impulsionado pelo crescimento dos preços nas fábricas, o que indica o aumento mais elevado desde Maio de 2011", pode ler-se no comunicado de impressa da IHS Markit.

"Contudo, os fornecedores de serviços também registaram o maior aumento dos custos em quatro anos em parte devido aos preços dos combustíveis e do petróleo mais elevados", acrescenta.

O economista chefe da Markit considera, em comunicado, que "há um potencial claro para que a incerteza política descarrilhe o crescimento com as eleições na Holanda, França e Alemanha e também com o início das negociações para o Brexit".

Ver comentários
Saber mais Zona Euro IHS Markit índice PMI
Mais lidas
Outras Notícias