Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

73% dos portugueses sentem a crise e vão menos às compras

Os hábitos de consumo dos portugueses estão a mudar por causa da crise, que é sentida por 73% da população, de acordo com um estudo da Kantar Worldpanel. Uma das consequências destes receios é o facto de os portugueses estarem a ir menos vezes às compras. No próximo ano, os portugueses vão comer mais em casa.

Maria João Gago mjgago@negocios.pt 17 de Novembro de 2010 às 10:36
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...
A crise está a ser sentida por quase três quartos dos portugueses que, devido aos seus receios, estão a optar por fazer compras em maiores quantidades, reduzindo o número de vezes que vão aos pontos de venda.

“Percebemos que a actual conjuntura está a mudar significativamente os hábitos do consumidor nacional, relativamente ao que compram, a forma e a frequência com que fazem compras”, justifica Paulo Caldeira, director de comunicação da Kantar Worldpanel em Portugal, citado no comunicado da empresa de estudos de consumo.

A diminuição da frequência de compra está a afectar todos os segmentos do comércio. A quebra foi de 13,5% no sector têxtil, de 5% nos bens de grande consumo e de 16,7% nos combustíveis, durante os primeiros oito meses do ano face a igual período de 2009.

Outra das consequências da crise está a ser a redução das compras em estabelecimentos de comércio tradicional, que foi abandonado por 39% dos lares portugueses, sobretudo nas compras de produtos frescos. Paralelamente, houve um reforço do peso da distribuição moderna nas compras dos portugueses, passando a representar 86% do valor gasto em bens de grande consumo.

“As tendências para 2011 serão o reforço do consumo alimentar dentro do lar, assim como a confecção de refeições para consumir fora de casa”, sublinha ainda a Kantar.
Ver comentários
Saber mais crise consumo
Outras Notícias