Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Holandesa Laureate quer comprar IADE e IPAM e outras sociedades de ensino privado

A Autoridade da Concorrência recebeu “uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas”, que consiste na aquisição pela Laureate do controlo exclusivo das sociedades IADE, Ensigest, Ensicorporate e Gémeo.

Sofia A. Henriques/Negócios
Negócios 11 de Fevereiro de 2015 às 10:22
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A Autoridade da Concorrência (AdC) "recebeu a 5/2/2015 uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas". De acordo com o anúncio publicado esta quarta-feira, 11 de Fevereiro, em alguns jornais, "a operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Laureate do controlo exclusivo das sociedades IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing -, Ensigest – Gestão de Estabelecimentos de Ensino-, Ensicorporate – Educação Corporativa – e Gémeo – Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM -, que actualmente são controladas pela Talent, SGPS".

 

A Laureate é uma sociedade sedeada na Holanda que se dedica à "constituição, participação, gestão e supervisão de sociedades, operando com entidade financeira". Em Portugal está presente através da Ensilis, entidade que gere a Universidade Europeia.

 

O IADE é uma entidade que gere estabelecimentos de ensino superior privados. Gere também o IADE-U, um instituto universitário autorizado a oferecer licenciaturas e mestrados em design e em marketing e publicidade.

 

Por sua vez, a Ensigest gere também estabelecimentos de ensino superior privados, como é o caso do IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing. A Ensicorporate opera no âmbito da "formação e consultoria em gestão de recursos humanos e à edição de livros, revistas e demais publicações periódicas e não periódicas", explica a Autoridade da Concorrência, liderada por António Ferreira Gomes (na foto), na nota publicada esta quarta-feira, 11 de Fevereiro.

 

Já Gémeo realiza e divulga sondagens, inquéritos de opinião e estudos de mercado.

 

Estas sociedades são geridas pela Talent SGPS que, de acordo com a sua página online, conta com "uma rede de escolhas, com vocação internacional, que conta com um universo de 11.650 alunos, 720 professores e 160 colaboradores".

 

A Talent, entidade liderada por Gonçalo Caetano Alves, tem ainda na sua rede instituições como a Restart (uma instituição de formação profissional que visa o desenvolvimento de componentes criativas e técnicas para pessoas que ambicionem trabalhar como profissionais das indústrias criativas), o Colégio Português (colégio privado em Aveiro), a Faculdade FEPAM (instituição de ensino superior no município de Jaboatão dos Guararapes – Recife, Brasil), o ISEAD (também no Brasil) e a Escola Técnica Nóbrega (instituição educacional voltada para formação de profissionais ao nível técnico, localizada no Brasil).

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência AdC IADE IPAM Talent SGPS Faculdade FEPAM Talent SGPS
Outras Notícias