A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Harvard lidera preferência das empresas e Insead leva a melhor na Europa e na Ásia

Num ranking elaborado pelo Jornal de Negócios a partir de dados reunidos pela QS, entidade que organiza o World MBA Tour, Harvard continua a ser a instituição com mais prestígio junto das empresas. O Insead não se sai nada mal e vem logo a seguir à escola

Germano Oliveira 26 de Fevereiro de 2008 às 12:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O desafio é lançado anualmente pela QS, entidade que organiza o World MBA Tour, às empresas: quais são as escolas que os empregadores preferem? Com base nas respostas, Harvard leva a vantagem em termos mundiais, segundo a contabilidade do Jornal de Negócios (a QS não elabora um ranking a partir dos dados).

Em relação ao ano passado, as escolas americanas perderam um representante entre as favoritas das empresas. Ou seja, passam a ter “apenas” sete instituições, e não oito, entre as dez escolas preferidas de quem recruta. Além de Harvard, surgem Wharton (3ª), Kellogg (5ª), Columbia (6ª), Chicago (7ª), Stanford (9ª) e, finalmente, Michigan (10ª) no “top ten”.

A presença europeia está reduzida a duas escolas (ou quase três, como se explica à frente), com o segundo lugar mundial do Insead (o prestígio da escola francesa está em alta) e a quarta posição da britânica London Business School.

O “top ten” fecha com o oitavo lugar do Insead de Singapura, que, no fundo, não é mais do que o pólo asiático da casa-mãe francesa.

Uma das surpresas maiores da listagem acaba por vir da Oceânia, já que a australiana Melbourne Business School bate escolas como a suiça IMD e a espanhola Instituto de Empresa, ao agarrar a 11ª posição.

De fora da metade de cima da tabela ficam as escolas da América Latina, cuja batalha pelo prestígio está por apurar.

Nota final para a análise por continente. O Insead de Singapura, além de ter entrado no “top ten” mundial, é naturalmente a escola preferida no eixo Ásia- Oceânia, mas há um ano era apenas quarta nesse mesmo eixo.

Na América Latina, duas escolas mexicanas – EGADE e IPADE – lideram as preferências dos recrutadores.

Na Europa e na América do Norte, e na sequência do que já foi referido, lideram o Insead e Harvard, respectivamente.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias