Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quase 90% das escolas chumbaram nos exames do 9º ano

Quase 90% das escolas com provas finais do 9.º ano a Português e Matemática "chumbaram" nos exames, uma vez que apenas 158 das 1.308 escolas onde estes se realizaram registaram uma média positiva na conjugação das duas disciplinas.

Correio da Manhã
Lusa 09 de Novembro de 2013 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

De acordo com a lista elaborada pela agência Lusa, que hierarquiza as escolas tendo em conta os resultados médios nos exames e a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto, com 44 exames realizados registou uma nota média na conjugação dos dois exames de 4,02 valores, a mais alta em todo o país.

 

A média de exames nesta escola -- a única acima dos 4 valores - é também ligeiramente superior à média da classificação interna, que, no caso, se fixou nos 4 valores.

 

Até ao 9.º ano de escolaridade as notas são atribuídas com base numa escala de 1 a 5, sendo que apenas a partir do nível três as notas são consideradas positivas.

 

No ano lectivo de 2012/2013 fizeram exame no 9.º ano cerca de 98 mil alunos.

 

Entre as escolas com melhores médias nos exames estão ainda, e por ordem decrescente até ao 5.º lugar, o Colégio de Fornelos, em Fafe (média de 3,97 em 30 exames); o Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia (média de 3,97 em 30 exames); o Colégio Horizonte, no Porto (média de 3,91 em 22 exames) e o Colégio Plátanos, em Sintra (média de 3,90 em 114 exames).

 

Pela negativa, a escola pior classificada na lista que hierarquiza as médias dos exames é o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve, em Lisboa, com uma média de 1,25 em quatro exames realizados. No entanto, este é um centro focado no trabalho com alunos do ensino especial.

 

O centro é precedido na lista pela Escola Básica Integrada Apelação, em Loures, com uma média de exames de 1,38 valores em 13 exames realizados. Já a nota média da classificação interna da escola é positiva, fixando-se nos 3,46 valores.

 

Entre as cinco piores classificadas estão também a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Monte de Caparica, em Almada, a Escola Secundária com 3.º ciclo de Sacavém, em Loures e a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nos Açores, todas com médias de exames inferiores a dois valores.

 

Os resultados indicam que 1.150 escolas registaram uma média de exames negativa, sendo que 1.100 estabelecimentos (cerca de 85% das escolas) obtiveram uma nota média nas provas entre os 2 e os 2,99 valores.

 

Entre as escolas que realizaram mais de 100 exames, o Colégio dos Plátanos, que já integrava a lista das cinco melhores no geral, é a melhor classificada. A pior classificada nessa lista é a Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, nos Açores, com uma média de exames de 1,76 

Ver comentários
Saber mais Ministério da Educação e Ciência exames do 9.º ano
Outras Notícias