Emprego Associação do Porto devolve jovens pais ao mercado de trabalho

Associação do Porto devolve jovens pais ao mercado de trabalho

Criado pela Vida Norte em parceria com a Jason Associates, o programa Rumo está a dar competências de empregabilidade a pessoas para quem a gravidez ou nascimento do filho foi um "desafio emocional, psicológico ou financeiro".
Associação do Porto devolve jovens pais ao mercado de trabalho
Reuters
António Larguesa 08 de maio de 2018 às 17:19

Desenvolver competências de empregabilidade com pais e mães em situação vulnerável e ajudá-los na reaproximação e integração no mercado de trabalho, facilitando também o contacto com potenciais empregadores. É este o "Rumo" que a associação Vida Norte está a dar a uma dezena de utentes que estão em situação de desemprego.

 

Inserido no projecto "Escola com Vida", que foi um dos vencedores do Prémio BPI Solidário 2017, o programa criado por esta associação de promoção e defesa da vida e da família envolve pais e mães com habilitações escolares que vão do 6.º ano à licenciatura. E diferentes trajectórias profissionais, ligadas às áreas de administração, logística, transporte de mercadorias, segurança/vigilância, comércio, hotelaria e restauração.

 

A primeira edição do programa Rumo arrancou em Janeiro no Porto, onde tem sede esta IPSS que, em média, acompanha mensalmente cem grávidas e famílias em situação de fragilidade, desde a gravidez até o bebé completar 18 meses. A avaliação do impacto está a cargo da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica (Centro Regional do Porto), mas a Vida Norte já prevê a uma segunda edição em Março de 2019 – e alargada à cidade de Braga, onde abriu uma delegação em 2017.

 

 

Desenvolvido em parceria com a Jason Associates, que actua nas áreas de gestão de talento, "assessment", desenvolvimento de competências e arquitectura humana, comunicação e cultura organizacional, o programa envolveu, ao longo de oito semanas, o reforço de competências dos participantes nas áreas do autoconhecimento, auto-estima, imagem profissional, comunicação da proposta de valor, saber estar em situação de entrevista e comportamentos críticos no trabalho.

 

Promessa de talento após "desafio" familiar

 

Concluído este plano de capacitação, a Vida Norte está nesta fase seguinte a contactar empresas, a marcar entrevistas e a tentar a reintegração destes jovens pais e mães no mercado de trabalho. Joana Gonçalves Fernandes, consultora da empresa comprada em Setembro de 2017 pela Mercer, descreve um perfil "muito variável", mas que inclui "pessoas em que a gravidez ou novo filho surge como um desafio emocional, psicológico ou financeiro a que têm dificuldade em dar resposta".

 

"O grande objectivo é capacitarmos os participantes, de forma a acrescentarem real valor à empresa onde forem integrados. São pessoas com talento, que precisam de ajuda a encontrar um rumo. As empresas que os contratarem podem contar com pessoas talentosas, altamente motivadas e dedicadas", acrescentou ao Negócios a responsável da Jason Associates e gestora do projecto.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI