Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CGTP: Descida na taxa de desemprego é sazonal

A CGTP considera que o decréscimo da taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano está marcado pelo efeito sazonal e que o emprego criado neste período "é precário e tende a ser destruído no final do verão".

Lusa 17 de Agosto de 2011 às 18:02
  • Partilhar artigo
  • ...
Segundo as Estatísticas de Emprego divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego em Portugal desceu 0,3 pontos percentuais no segundo trimestre de 2011 situando-se nos 12,1%.

Arménio Carlos da Comissão Executiva da CGTP-IN, disse em declarações à Lusa que este valor está marcado pelo efeito sazonal e que "ligeiros decréscimos no desemprego são efémeros".

"Tendencialmente o desemprego irá subir na sequência das políticas que têm vindo a ser desenvolvidas", disse, adiantando que apesar do decréscimo da taxa "continua a ser preocupante que Portugal mantenha um nível de desemprego médio superior à medida da União Europeia".

Segundo Arménio Carlos, esta situação só pode ser combatida com mudanças nas políticas económicas "centrando as preocupações nas pessoas em vez de dar prioridade aos grupos financeiros" e "que promovam o crescimento económico e a criação de emprego".

"O Governo em vez de responder às necessidades esta a criar condições para o agravamento da situação ao avançar, por exemplo, para alterações à legislação laboral", disse frisando que estas medidas "facilitam o os despedimentos, reduzem as indemnizações e diminuem as condições de atribuição de subsídios de desemprego".

Segundo a Estatística de Emprego do INE divulgada hoje, esta diminuição da taxa de desemprego resultou do efeito conjugado do acréscimo da população empregada, de 0,6%, e do decréscimo da população desempregada, de 2% abrangendo 27,0 mil e 13,9 mil pessoas, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais CGTP Economia taxa
Outras Notícias