A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CIP acusa Governo de "desvirtuar" a concertação social

A entidade liderada por António Saraiva revela que não gostou de ver o primeiro-ministro anunciar no Parlamento a medida que ia levar a concertação social. E volta a dizer que os dados oficiais sobre o banco de horas estão incorrectos.

Bruno Simão/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Em causa está o banco de horas individual, uma das figuras mais valorizadas pela Confederação Empresarial (CIP). Mas que o Executivo se comprometeu a eliminar no Programa do Governo.

Na véspera da reunião, a CIP emitiu um comunicado no qual lamenta que o primeiro-ministro não tenha esperado pela reunião desta sexta-feira para assumir a proposta (que o PS já tem assumido). E onde volta a pôr em causa a credibilidade dos dados.

"Foi com preocupação que as empresas portuguesas ouviram o Primeiro-Ministro anunciar, no debate quinzenal no Parlamento, no dia 15 de Março, que a eliminação do banco de horas individual, constante do Programa do Governo, será apresentada no "sítio certo", no próximo dia 23 de Março, data coincidente com a próxima sessão de Concertação Social".

 

"A apresentação de factos consumados em Concertação Social não só desvirtua a própria natureza desta, como faz perigar o clima de paz social, que se tem como essencial ao desenvolvimento económico e social do País", prossegue o comunicado.

 

A CIP volta ainda a pôr em causa os dados oficiais sobre o banco de horas, alegando que a forma de recolha dos dados não é fidedigna, tal como o Negócios explicou em Fevereiro. Dias depois, a APED garantiu que só na distribuição há 50 mil pessoas com banco de horas.

 

"A CIP lamenta que decisões importantes para empresas e trabalhadores e, consequentemente para o crescimento económico do país, sejam tomadas tendo por base informação factualmente errada, decorrente de falhas administrativas. A CIP considera especialmente gravosa a atitude condescendente do Governo em relação aos parceiros sociais".

Na semana passada, PS, PCP e BE chumbaram um projecto de resolução proposto pelo CDS para alterar a forma como os dados são recolhidos no relatório único. 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais CIP concertação social banco de horas lei laboral
Outras Notícias