Emprego Desemprego sobe para 13,9% em Novembro

Desemprego sobe para 13,9% em Novembro

A taxa de desemprego portuguesa chegou a Novembro do ano passado nos 13,9%, revelam os números publicados esta terça-feira, 6 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma subida de 0,3 pontos face ao mês anterior.
Desemprego sobe para 13,9% em Novembro
Reuters
Nuno Aguiar 06 de janeiro de 2015 às 11:07

A taxa de desemprego portuguesa chegou a Novembro do ano passado nos 13,9%, revelam os números publicados hoje, 6 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma subida de 0,3 pontos face ao mês anterior.

 

Os dados – corrigidos de efeitos de sazonalidade - mostram que havia 713,7 mil pessoas desempregadas no penúltimo mês do ano passado. Isto é, mais 17,4 mil do que em Outubro (mais 2,5%). Já a população empregada recuou 0,1%.

 

Trata-se do segundo mês consecutivo de aumento do desemprego, depois de mais um ano e meio de descidas sucessivas. Em Outubro, a taxa de desemprego já tinha avançado de 13,3% para 13,6%.

 

O agravamento do desemprego sentiu-se entre os homens (17 mil), os adultos (12,8 mil) e os jovens (4,6 mil), "mantendo-se praticamente inalterada para as mulheres", refere o INE. A taxa de desemprego jovem está agora nos 34,5%, 1,2 pontos percentuais mais alta do que no mês anterior.

 

Esta publicação do INE é relativamente recente. Até agora, o instituto de estatística publicava apenas dados trimestrais para o emprego. No entanto, desde Outubro do ano passado que começou a publicar valores mensais, antecipando os resultados que eram divulgados apenas pelo Eurostat. 

 

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI