Emprego Desemprego com ligeira descida em Março para os 13,5%

Desemprego com ligeira descida em Março para os 13,5%

Os dados de Março mostram que a taxa de desemprego estava nesse mês nos 13,5%, praticamente o mesmo valor registado em Fevereiro (menos 0,1 pontos). INE fala em "trajectória ainda indefinida no mercado de trabalho".
A carregar o vídeo ...
Nuno Aguiar 29 de abril de 2015 às 11:08

As estimativas divulgadas hoje, 29 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um ligeiro alívio no mercado de trabalho, com uma descida da taxa de desemprego de 13,6% para 13,5%, dando continuidade à tendência de estagnação do indicador, que se verifica desde o final do ano passado. 

 

Se a análise for feita aos números absolutos do emprego, a trajectória é semelhante. Os dados do INE mostram que 692,6 mil pessoas estão sem trabalho em Portugal, o que representa uma descida de 6,8 mil pessoas face a Fevereiro. O emprego cresceu numa proporção semelhante, com mais 6,3 mil pessoas empregadas. No total, 4.440 mil pessoas têm emprego. 

 

 

"A evolução da taxa de desemprego nos meses mais recentes caracterizou-se por alguma instabilidade (alternando entre acréscimos e decréscimos mensais de reduzida dimensão relativa), o que poderá evidenciar uma trajectória ainda indefinida no mercado de trabalho", sublinha o INE na sua publicação. 

 

No caso dos jovens - dos 15 aos 24 anos - há boas e más notícias. Por um lado, o desemprego caiu (menos 2,5 mil pessoas), por outro, o emprego sofreu uma quebra ainda maior (menos seis mil). O que indicia que muitos jovens que deixaram de estar desempregados podem ter passado à inactividade ou continuaram a sair do País. A taxa de desemprego jovem estava em Março nos 33,8%, mais 0,1 pontos que em Fevereiro. 

 

Os valores até agora referidos são ajustados à sazonalidade. Isto é, procuram eliminar o impacto do calendário ao longo do ano (normalmente há mais emprego no Verão, por exemplo). Se olharmos para os dados não ajustados, a taxa de desemprego estaria nos 13,7% em Março, abaixo dos 14% de Fevereiro. 

 

(Notícia actualizada às 11h25)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI