Emprego João Galamba: Taxa de desemprego "não é um sucesso, é uma tragédia"

João Galamba: Taxa de desemprego "não é um sucesso, é uma tragédia"

O deputado socialista classifica os números do desemprego como "uma tragédia". Ministra das Finanças admite que "ainda há muito por fazer".
Filipa Lino 09 de maio de 2014 às 17:39

"Não há nenhum sucesso nos números do desemprego hoje conhecidos. A razão pela qual a taxa de desemprego baixa, é porque a população activa cai em 60 mil pessoas num trimestre. Isto nunca foi visto em Portugal. Não é um sucesso é uma tragédia", afirmou o deputado socialista João Galamba na Comissão de Orçamento e Finanças, onde esta sexta-feira, 9 de Maio, está a ser ouvida a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

 

Galamba rejeitou a ideia defendida pelo Governo de que a economia está a dar mostras de recuperação.

 

"O que nós temos aqui é na melhor das hipóteses uma estagnação, não é uma retoma", disse o deputado referindo que o sector privado destruiu 100 mil empregos no último trimestre de 2014 e no primeiro trimestre de 2013.

 

A ministra das Finanças respondeu a João Galamba dizendo que "dificilmente tenho um discurso optimista no que diz respeito ao desemprego". Maria Luís Albuquerque admite que "15% é uma taxa de desemprego demasiado elevada e é naturalmente uma grande preocupação".

 

A responsável pela pasta das Finanças reitera que há uma recuperação económica no País e que o mercado de trabalho "tem sempre algum desfasamento temporal para acompanhar a recuperação da actividade económica". "Satisfaz-nos ver que esse números se vão reduzindo mas há muito ainda por fazer", concluiu.  




pub

Marketing Automation certified by E-GOI