Notícia
Pires de Lima: Desemprego desceu "mas continua num nível muito alto"
O ministro da Economia, António Pires de Lima, declarou hoje, em Lisboa, que o desemprego em Portugal "está a descer, mas continua num nível muito alto", reagindo à divulgação dos dados do Eurostat.
- Assine já 1€/1 mês
- 31
- ...
Pires de Lima falava aos jornalistas no Palácio da Ajuda, no final da apresentação do estudo "A Cultura e a Criatividade na Internacionalização da Economia Portuguesa", coordenado pelo economista e consultor Augusto Mateus, encomendado pela Secretaria de Estado da Cultura.
De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas comunitário hoje divulgados, a taxa de desemprego em Portugal baixou em Dezembro de 2013, pelo décimo mês consecutivo, para os 15,4%, a maior redução homóloga da União Europeia, a par da Irlanda e da Letónia.
Em Portugal, face a Novembro, a taxa de desemprego desceu 0,1 pontos percentuais, de 15,5% para 15,4%.
Para o ministro da Economia esta descida progressiva do desemprego, "confirma a evolução da economia portuguesa" e a "recuperação das empresas" no país.
"O desemprego está a descer, mas continua a um nível muito alto. O Governo vai continuar a trabalhar para que diminua ainda mais", acrescentou Pires de Lima.
Segundo o Eurostat, na zona euro, a taxa de desemprego em Dezembro manteve-se nos 12% e na União Europeia ficou nos 10,7%.
Em relação ao desemprego jovem (pessoas com menos de 25 anos), em Dezembro de 2013 havia 5,544 milhões de pessoas (23,2%) sem emprego no conjunto da União Europeia e 3,5 milhões de pessoas na zona euro (23,8%).