Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal foi o segundo país do euro onde o emprego mais recuou no primeiro trimestre

O emprego em Portugal recuou 0,3% no primeiro trimestre, contra os três meses anteriores, na segunda queda mais intensa entre os países do euro. Na comparação homóloga a subida do emprego foi uma das mais elevadas.

Paulo Duarte/Negócios
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 13 de Junho de 2014 às 10:21
  • Partilhar artigo
  • 38
  • ...

O emprego em Portugal caiu 0,3% no primeiro trimestre do ano, face aos três meses anteriores, tendo evoluído de forma favorável (+1,8%) quando a comparação é feita com o primeiro trimestre do ano passado.

 

Os dados foram revelados pelo Eurostat e mostram que na evolução em cadeia Portugal surge com um dos piores registos da União Europeia e na variação homóloga a subida é uma das mais acentuadas da região.

 

A queda de 0,3% que o emprego sofreu no primeiro trimestre vem interromper uma série de trimestres de evoluções positivas. Entre os países da União Europeia com dados para o primeiro trimestre, só o Chipre (-1,2%) fez pior do que Portugal. Itália e Finlândia foram os outros países da região onde a variação do emprego foi negativa.

 

A queda no emprego coincide com um trimestre em que o PIB recuou 0,6% em cadeia face ao trimestre anterior.

 

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a subida de 1,8% no emprego em Portugal foi a quinta mais elevada entre os países da União Europeia. No trimestre anterior o emprego em Portugal tinha registado o primeiro trimestre de crescimento homólogo no emprego.

 

No conjunto da Zona Euro o emprego cresceu 0,1% no primeiro trimestre face aos três meses anteriores e aumentou 0,2% face ao período homólogo. 

Ver comentários
Saber mais Portugal Eurostat União Europeia emprego
Outras Notícias