Emprego PSD destaca descida do desemprego pelo quarto trimestre consecutivo

PSD destaca descida do desemprego pelo quarto trimestre consecutivo

O PSD considera "positivo" que a taxa de desemprego tenha descido em Portugal pelo quarto trimestre consecutivo, destacando que 138.700 portugueses saíram do desemprego no último ano.
Lusa 09 de maio de 2014 às 16:47

"Relevar o facto de, no espaço de um ano, 138.700 portugueses terem saído do desemprego, o que configura uma descida homóloga da taxa de desemprego de menos 2,4 pontos percentuais", disse à agência Lusa o deputado social-democrata Nuno Reis.

 

O deputado, que é também coordenador na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, realçou "a descida do desemprego em cadeia no primeiro trimestre do ano", o que acontece "pela primeira vez, desde 2008".

 

Nuno Reis salientou igualmente que, "no último ano, cerca de 23.900 mil jovens saíram do desemprego", apesar de a taxa de desemprego entre os jovens ainda ser "elevada e factor de preocupação".

 

O deputado social-democrata disse ainda que os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de Maio, pelo Instituto Nacional de Estatística mostram também que "a população empregada a tempo completo subiu e a tempo parcial desceu", enquanto os contratos de trabalho sem termo subiram.

 

"O que contraria a ideia que vem sendo transmitida pelos partidos da oposição de que o emprego que estava a ser criado era preçário" sustentou.

 

A taxa de desemprego em Portugal foi de 15,1% no primeiro trimestre, 2,4 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2013 e menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo as estimativas divulgadas pelo INE.

 

De acordo com as Estatísticas do Emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 2014 a população desempregada foi de 788,1 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 15,0% e uma diminuição trimestral de 2,5% (menos 138,7 mil e menos 19,9 mil pessoas, respectivamente).

 

Já a população empregada foi de 4.426,9 mil pessoas, o que corresponde a um aumento homólogo de 1,7% e a uma diminuição trimestral de 0,9% (mais 72,3 mil e menos 42,0 mil pessoas, respectivamente).




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI