Emprego Taxa de desemprego desceu mais em Portugal mas é das mais altas do Euro

Taxa de desemprego desceu mais em Portugal mas é das mais altas do Euro

A taxa de desemprego na Zona Euro baixou um ponto percentual no último ano para 10,2% em Março, o valor mais baixo desde 2011. Em Portugal a descida foi um pouco mais acentuada mas a taxa de 12,1% é a quarta mais alta da União Europeia.
Taxa de desemprego desceu mais em Portugal mas é das mais altas do Euro
Miguel Baltazar

A taxa de desemprego na Zona Euro baixou um ponto percentual ao longo do último anopara 10,2% em Março, o valor mais baixo desde Agosto de 2011. Em Portugal a descida foi um pouco mais acentuada (1,1 pontos) mas a taxa de 12,1% ainda é a quarta mais alta da União Europeia.

"A taxa de desemprego ajustada de sazonalindade foi de 10,2% em Março, numa descida face aos 10,4% de Fevereiro e face aos 11,2% de Março de 2015. É a taxa mais baixa registada na Zona Euro desde Agosto de 2011", revela o Eurostat, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 29 de Abril.

Na União Europeia, a taxa de 8.8% em Março, menos nove décimas do que há um ano, é mesmo a mais baixa dos últimos sete anos, desde Abril de 2009, revela ainda o Eurostat.

Em Março, a taxa de desemprego caiu em 25 países e aumentou na Áustria (para 5,8%), na Letónia (para 9,9%) e na Findândia (para 9,3%).

Os dados revelam que com uma taxa de 12,1% em Março, idêntica à do Chipre, Portugal tem a quarta taxa de desemprego mais alta da União Europeia, a seguir à Grécia (24,4%), à Espanha (20,4%) e à Croácia (14,9%).

A taxa de desemprego em Portugal apontam agora para 615 mil desempregados, menos 64 mil do que há um ano. Na União Europeia há 21 milhões de pessoas à procura de trabalho, 16 milhões das quais na Zona Euro. 

Os dados relativos à taxa de desemprego portuguesa em Março, divulgados esta quinta-feira, ainda são provisórios e podem vir a ser revisto. Só no próximo mês serão confirmados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Taxa de desemprego jovem nos 30,7%
 
Em Portugal, a taxa de desemprego jovem está agora nos 30,7%, que é também uma das mais elevadas da Europa. Em causa estão 110 mil pessoas com menos de 25 anos que estão activamente à procura de trabalho.

Em termos homólogos a taxa de desemprego jovem recuou 1,7 pontos em Portugal, uma quebra mais pronunciada do que na Zona Euro (onde baixou 1,5 pontos, para 21,2%) mas menor do que o decréscimo registado na União Europeia (onde caiu 1,8 pontos para 19,1%).

Notícia actualizada às 10:24 com mais informação.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI