Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego em Portugal sobe para 15,8% no terceiro trimestre

A variação da taxa de desemprego portuguesa no período em análise foi superior em 3,4 pontos percentuais à do trimestre homólogo e em 0,8 pontos percentuais à do trimestre anterior.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
A taxa de desemprego no terceiro trimestre elevou-se a 15,8% da população activa, com o número de pessoas desempregadas a ultrapassar as 870 mil, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por comparação com a situação de há um ano, existem agora mais 181 mil desempregados (26,3%) e mais 44 mil (5,3%), quando se compara com o segundo trimestre do ano.

A população empregada foi de 4 656,3 mil pessoas, o que representa uma diminuição homóloga de 4,1% e trimestral de 0,7% (menos 197,4 mil e 31,9 mil pessoas, respetivamente), refere ainda o INE.
"O aumento trimestral da população desempregada ocorreu essencialmente nos seguintes grupos

populacionais: homens, jovens (15 a 24 anos), pessoas com nível de escolaridade completo correspondente ao ensino superior, à procura de novo emprego (com origem no setor dos serviços) e à procura de emprego há 12 e mais meses", explicita o INE.

O agravamento do desemprego no terceiro trimestre do ano coincidiu com o agravamento da recessão em termos homólogos. Embora o PIB tenha recuado menos do que no trimestre imediatamente anterior ( -0,8% em vez de -1,1%), caiu mais quando comparado com a variação observada no mesmo período do ano passado (-3,4% em vez de -3,2%).

O INE calcula e divulga taxas de desemprego numa base trimestral. O Eurostat apresenta estimativas para o desemprego mensal. A mais recente apontava para uma redução residual, em uma décima, da taxa de desemprego que teria passado de 15,8% em Agosto para 15,7% em Setembro o que, a confirmar-se, traduz a primeira descida em 15 meses.
Ver comentários
Saber mais Desemprego Portugal terceiro trimestre
Outras Notícias