Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Algarve e Açores registam as maiores descidas do desemprego

Todas as regiões do País viram o desemprego cair no segundo trimestre. O Algarve e os Açores foram as regiões do País onde ele mais desceu, com desagravamentos 5,6 e 3,6 pontos percentuais, respectivamente.

Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 05 de Agosto de 2015 às 12:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...

Nos primeiros três meses deste ano, o Algarve era a região com a taxa de desemprego mais elevada de todo o País (16,4%), enquanto a Região Autónoma dos Açores estava também entre as quatro piores. Agora os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem concluir que, entre Abril e Junho, o Algarve e os Açores se tornaram as regiões com a segunda e terceira taxa de desemprego mais baixa do País.

 

No caso do Algarve, este desagravamento coincide com o arranque da época balnear e a contratação sazonal típica nesta altura do ano. Já a quebra nos Açores pode reflectir o início dos voos das companhias low cost para o arquipélago – 29 de Março -, que terão tido uma forte influência no aumento do turismo na região.

 

"Abaixo da média nacional, encontrava-se a taxa de desemprego da Região Autónoma dos Açores (11,3%), do Algarve (10,8%) e do Centro (8,5%)", pode ler-se no destaque do INE, publicado esta quarta, 5 de Agosto. "Em relação ao trimestre anterior, à semelhança do verificado globalmente para Portugal, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões: Algarve (5,6 pontos), Região Autónoma dos Açores (3,6 pontos), Alentejo (2,9 pontos), Centro (2,6 pontos), Região Autónoma da Madeira (2,2 pontos), Área Metropolitana de Lisboa (1,5 pontos) e Norte (0,8 pontos)."

 

Se a comparação for feita com o mesmo trimestre de 2014, Algarve e Açores continuam a ser as regiões onde o desemprego mais cai. "Em relação ao trimestre homólogo, e também à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões. Os maiores decréscimos homólogos ocorreram na Região Autónoma dos Açores (4,7 pontos), no Algarve (2,7 pontos) e na Área Metropolitana de Lisboa (2,4 pontos)", acrescenta o INE. 

Ver comentários
Saber mais desemprego emprego Algarve Açores low cost INE
Mais lidas
Outras Notícias