Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo consegue que a “garantia jovem” beneficie jovens até aos 30 anos

O Executivo conseguiu convencer os parceiros europeus a estenderem o programa de apoio aos jovens até 30 anos. O envelope financeiro ascende a 300 milhões de euros, para os próximos dois anos.

A carregar o vídeo ...
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 19 de Dezembro de 2013 às 15:16
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

O programa “garantia jovem” tem como objectivo ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. É um programa promovido pela Comissão Europeia e tem como missão ajudar os jovens até aos 25 anos. Portugal conseguiu negociar esta meta e proporcionar apoio aos jovens até aos 30 anos, revelou o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

 

O Executivo tinha alguns objectivos em relação ao programa “garantia jovem”, um deles era alargar os potenciais beneficiários para pessoas até 30 anos de idade, o que foi conseguido, revelou o responsável.

 

“Conseguimos um envelope financeiro de 300 milhões de euros para aplicar em 2014 e 2015”, adiantou a mesma fonte. Outro objectivo conseguido foi “garantir que no início de 2014” os fundos pudessem ser aplicados.

 

Esta medida vai permitir “atingir cerca de 300 mil jovens”, acrescentou o ministro em conferência de imprensa.

 

Pedro Mota Soares adiantou que “Portugal tinha, em Setembro, cerca de 300 mil jovens até 30 anos que não estavam no mercado de trabalho”, nem a estudar. “É um número muito elevado. É muita gente, muito nova sem uma oportunidade”, sublinhou.

 

De acordo com as últimas estimativas do Eurostat, divulgadas na no dia 29 de Novembro, a taxa de desemprego de cidadãos com menos de 25 anos estava nos 36,5% em Outubro. Apesar de ter caído em termos homólogos, é a terceira taxa mais alta dos 19 países considerados. Em causa estão 149 mil desempregados.

Ver comentários
Saber mais Pedro Mota Soares ministro da Segurança Social apoio jovem garantia jovem
Outras Notícias