Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego em Portugal terá descido pela primeira vez em dois anos

INE revela esta quarta-feira o valor da taxa de desemprego para o segundo trimestre do ano. Estimativas dos economistas apontam para uma queda face ao recorde de 17,7% nos primeiros três meses do ano.

Negócios 06 de Agosto de 2013 às 17:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 37
  • ...

A taxa de desemprego em Portugal terá descido para entre 17,4% e 17,6% no segundo trimestre de 2013, face ao recorde de 17,7% fixado no primeiro trimestre, de acordo com as estimativas dos economistas ouvidos pela Reuters.

 

A confirmar-se, esta terá sido a primeira queda na taxa de desemprego em dois anos, reflectindo o atenuar da grave recessão e os sazonais empregos de Verão. O valro será reportado esta quarta-feira de manhã pelo INE.

 

"A nossa previsão reflecte uma travagem no aumento da taxa de desemprego, reflectindo alguma recuperação nos indicadores cíclicos mais recentes, como foi o caso do comércio internacional, turismo, indústria ou mesmo as vendas automóveis", explicou o economista do Millennium bcp, José Brandão de Brito.

 

A economista do BPI, Paula Carvalho, salienta à Reuters que a descida do desemprego "reflecte, essencialmente, factores sazonais relacionados com a criação de emprego temporário no sector do turismo e não uma alteração de tendência".

 

A última vez que a taxa de desemprego em Portugal se reduziu foi no segundo trimestre de 2011, quando se fixou nos 12,1% face aos 12,4% no trimestre anterior.    

"Estou claramente à espera de uma melhoria, marcada por uma estabilização da actividade económica e abandono da população activa, de acordo com os últimos dados da confiança das famílias e do Eurostat", adiantou Filipe Garcia, economista do IMF-Informação de Mercados Financeiros.

 

Como lembra a Reuters, o Eurostat revelou que a taxa de desemprego em Portugal desceu em Junho, pelo segundo mês consecutivo, para 17,4%, face ao máximo de 17,8% fixados em Abril.

  

 

Ver comentários
Saber mais Taxa de desemprego INE Reuters BCP BPI IMF
Mais lidas
Outras Notícias