Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A "tragédia" da economia grega em quatro gráficos

Que país é este que foi hoje às urnas e parece ter respondido “não” à Europa? Veja alguns números em baixo, com a sua evolução desde que a troika entrou no País.

Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 05 de Julho de 2015 às 20:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Economia

 

É um dos indicadores com comportamento mais negativo. Entre 2009 e 2014, a Grécia viu desaparecer 25% da sua economia. Cerca de 58,4 mil milhões de euros, a preços correntes. Se olharmos para a evolução ano a ano do produto interno bruto (PIB), observam-se contracções muito significativas neste período até ao regresso ao crescimento em 2014.

 

 

Desemprego

 

O que se diz sobre o PIB pode ser aplicado ao desemprego. Analisando o mesmo período de tempo, a taxa de desemprego grega avançou de 9,6% em 2009 para 26,4% em 2014. Um agravamento muito substancial.  Com mais de um em cada cinco membros da população activa sem trabalho, é aqui que está a origem de grande parte dos problemas sociais que se vivem na Grécia.

 

 

Contas públicas

 

No centro do programa de ajustamento grego estava a correcção do défice orçamental. A descida foi, de facto, impressionante. Em cinco anos, o défice orçamental caiu de 15,2% para 2,7% do PIB. O ajustamento superior ao que Portugal, por exemplo, executou. Se excluirmos o pagamento de juros – défice primário – a evolução é também muito positiva. Aliás, desde 2013 que Atenas tem um saldo primário positivo que, no ano passado, estava nos 1,5% do PIB.

 

Dívida

 

A dívida pública grega só não é hoje mais elevada devido a um perdão aprovado em 2012. Ainda assim, mesmo com o perdão, a dívida avançou de 126% do produto interno bruto em 2009, para 177% em 2014. Atenas argumenta a dívida é insustentável e defende que é necessário reestruturá-la.

 

 

Saldo externo

 

À semelhança do saldo orçamental, o saldo externo também teve um ajustamento significativo, tendo hoje a Grécia, também aqui, um excedente. Em 2009, o saldo balança de transacções correntes grega era -10,9% do PIB. Actualmente, está nos 0,9%. 

 

Ver comentários
Outras Notícias