Europa Alemanha faz maior aumento de pensões em mais de 20 anos

Alemanha faz maior aumento de pensões em mais de 20 anos

Desde 1993 que as pensões na Alemanha não tinham um aumento tão elevado. Os novos valores produzem efeito a partir de 1 de Julho próximo, anunciou esta segunda-feira a ministra do Trabalho.
Alemanha faz maior aumento de pensões em mais de 20 anos
Paulo Zacarias Gomes 21 de março de 2016 às 18:06

O Governo alemão anunciou esta segunda-feira, 21 de Março, que vai proceder ao maior aumento dos últimos 23 anos no valor das pensões em pagamento.


A partir de 1 de Julho, de acordo com o Ministério Federal do Trabalho, as pensões dos reformados na Alemanha Ocidental vão ter um aumento de 4,25% enquanto na Alemanha Oriental vão aumentar 5,95%. No ano passado, as pensões na Alemanha Ocidental tinham aumentado 2,1% e 2,5% na metade Oriental.

Estes aumentos diferenciados vão contribuir para aproximar o valor das pensões pagas nas duas metades do país, levando a que o montante médio pago no Leste passe a representar 94,1% do valor pago na Alemanha Ocidental, face aos actuais 92,6%.


"O ajustamento das pensões deste ano é o aumento mais forte em 23 anos. Os pensionistas serão beneficiados directamente pela boa situação no mercado de trabalho, pelo crescimento da economia e pelo aumento dos salários", refere a ministra Andrea Nahles no comunicado colocado no site do ministério.


De acordo com o jornal Frankfurter Allgemeine a medida abrange cerca de 20 milhões de pensionistas e é o maior aumento desde 1993.


Segundo o Governo de Angela Merkel, o aumento não terá qualquer impacto na contribuição social dos trabalhadores, que "permanecerá estável nos próximos anos em 18,7%" do salário bruto, dividido em partes iguais entre empregador e empregado. Este valor foi reduzido em 2015 de 18,9% para o valor actual.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI