Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha intransigente no envolvimento dos privados num resgate a um país do euro

O Governo alemão não vai recuar na intenção de obrigar os investidores a partilharem os custos de um possível resgate de um país da Zona Euro, apesar das pressões nesse sentido.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 16 de Novembro de 2010 às 12:28
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Para a Alemanha, o objectivo de envolver os investidores privados nos custos de um resgate a um país do euro é um ponto sem retorno, mesmo que o Governo germânico continue a ser pressionado pelo Banco Central Europeu e por vários governos europeus.

A ideia foi defendida pelo vice-ministro das Finanças do Governo de Ângela Merkel. Steffen Kampeter alertou, em entrevista à Bloomberg, que a Alemanha não vai aceitar qualquer acordo para o fundo permanente da União Europeia (que será criado em 2013 para socorrer países do euro em dificuldades) que não envolva os privados.

A Alemanha não divulgou ainda os detalhes sobre a profundidade do envolvimento dos privados num resgate a um país do euro após 2013, mas para Ângela Merkel, abandonar esta ideia está fora de questão. Na reunião do G-20 os ministros das Finanças dos 5 maiores países da Zona Euro esclareceram que só a dívida emitida após 2013 será tida em conta neste plano de envolver os privados.

O Banco Central Europeu tem criticado a iniciativa de Berlim, com Trichet a considerar que tal medida pode deteriorar ainda mais a confiança dos investidores nos países do euro em dificuldades, como a Irlanda e Portugal. O primeiro-ministro espanhol já alertou Merkel que não vai ser fácil à chanceler alemã ganhar o apoio dos seus parceiros europeus na aprovação desta medida.

“Obtivemos o que queríamos na última cimeira da União Europeia”, quando a Alemanha convenceu os restantes países da União Europeia a aceitarem discutir alterações ao Tratado de Lisboa para incluir estas medidas, disse Kampeter. “Não subestimem a Alemanha”, alertou.

Ver comentários
Saber mais Alemanha resgate euro
Outras Notícias