Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Allied Irish Bank afunda mais de 20% após aprovação da nacionalização

Supremo Tribunal disse que o Governo irlandês pode nacionalizar o Allied Irish Bank sem a aprovação dos accionistas. Acções do banco deslizaram mais de 20%.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 23 de Dezembro de 2010 às 15:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
As acções do Allied Irish Bank caem 20% para 0,32 euros, tendo chegado a descer um máximo de 24,75%.

A queda de hoje está relacionada com o parecer do Supremo Tribunal que deu luz verde para o Governo avançar com a nacionalização do banco.

O Estado vai injectar 3,7 mil milhões de euros no Allied Irish Bank a 31 de Dezembro, ficando com uma posição de 92% do capital da instituição – actualmente tem 19% do banco – revelou hoje o Governo em comunicado, citado pela Bloomberg.

A desvalorização das acções na sessão de hoje eleva para 73,33% a queda desde o início do ano e corresponde à maior desvalorização diária dos últimos 22 meses.

O Allied Irish Bank passa a ser o quarto banco nacionalizado pelo Executivo irlandês.

O Estado irlandês é accionista do Anglo Irish Bank desde 2009, quando a instituição foi nacionalizada em troca de um empréstimo de 30 mil milhões de euros, o equivalente a 20% do PIB do país.

Além destes dois bancos, o Estado também deverá assumir o controle do Bank of Ireland, elevando sua participação dos actuais 34% para mais de 50%.

Dois outros bancos de financiamento imobiliário, o EBS e o Irish Nationwide (INBS) também já são controlados pelo sector público, que detém 51% do capital de ambos.

Ver comentários
Saber mais Allied Irish Bank Irlanda
Mais lidas
Outras Notícias