Europa António Costa defende programa de crescimento para países sob assistência financeira

António Costa defende programa de crescimento para países sob assistência financeira

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu hoje em Atenas um programa de apoio ao crescimento para os países sob assistência financeira e que agora começam a dar os primeiros sinais de retoma.
António Costa defende programa de crescimento para países sob assistência financeira
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 08 de março de 2014 às 16:00

O autarca socialista falava na sessão de encerramento da sexta Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, que começou na sexta-feira na capital da Grécia, Atenas, tendo como tema de base a recuperação económica e as soluções locais para a retoma europeia.

 

Depois de comparar os problemas financeiros de países com a Grécia, a Irlanda e Portugal a uma "fratura exposta" numa perna e os impactos dos programas de assistência à "perda de músculo", António Costa disse que "não basta que a dor passe para se ficar curado" do problema.

 

António Costa defendeu que "depois do programa de ajustamento é preciso um programa sério de fisioterapia que desenvolva o músculo", ou seja, de recuperação e de apoio ao crescimento, que signifique um "choque vitamínico" para que estes países possam "recuperar a capacidade" de beneficiar do euro.

 

"Vencemos a primeira parte da crise. Decidimos que queríamos continuar a partilhar uma moeda em comum. Agora temos que fazer para que euro produza efeitos comuns aos Estados", considerou.

 

Participaram ainda na discussão de encerramento o secretário-geral adjunto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Yves Leterme, que defendeu uma continuação nos esforços de consolidação orçamental e recordou que a dívida do sector privado na Europa é subvalorizada, e o presidente do Comité das Regiões, Ramón Valcárcel, que alertou para o desemprego na Europa e para as assimetrias entre regiões na União Europeia.




Marketing Automation certified by E-GOI