Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bini Smaghi: Extensão do prazo de pagamento para a Grécia não resolve a crise

Bini Smaghi disse, numa entrevista, que a extensão do prazo de pagamento da dívida da Grécia não vai solucionar a crise da dívida. Quanto à inflação, o membro da comissão executiva do BCE defende que se esta se mantiver acima dos 2% por um período de tempo prolongado, o BCE deve actuar sobre a questão.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 16 de Maio de 2011 às 16:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Numa entrevista conjunta à Dow Jones e ao Wall Street Journal, citada pela Bloomberg, Bini Smaghi, defendeu que a extensão do prazo não vai resolver o problema da dívida.

“O problema é que a extensão das maturidades não terá um grande impacto na sustentabilidade da dívida e vai possivelmente" gerar mais problemas, adiantou o responsável italiano, segundo a mesma fonte.

Bini Smaghi disse ainda que espera que a inflação, na Zona Euro, vá manter-se “durante alguns meses” acima do limite imposto pelo BCE, que é os 2%. Ainda sobre esta questão, Bini acrescentou que se “houver o risco dela [a inflação] se manter” por um período alargado de tempo, é responsabilidade da autoridade monetária da Zona Euro “actuar” sobre essa questão.

Quanto à possibilidade de abandonar o Banco Central, no caso de Mario Draghi suceder a Jean Claude Trichet à frente dos destinos da autoridade monetária, o responsável é claro. Bini Smaghi diz que tem “emprego até 2013, por isso, os meus planos estão aqui”, escreve a agência de informação norte-americana.

Ver comentários
Outras Notícias