Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cameron promete Escócia mais autónoma

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai apresentar esta semana um plano de reforço da autonomia da Escócia, na tentativa de inverter a progressão do "sim" à independência nas sondagens sobre o referendo de 18 de Setembro.

A carregar o vídeo ...
Scotland Won’t Vote in Favor of Independence: Alpert
Negócios 09 de Setembro de 2014 às 01:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O plano do Governo de coligação entre conservadores e liberais é apoiado pelos trabalhistas e prevê aumentar a autonomia do parlamento e do Governo escoceses em matéria orçamental, nos domínios da cobrança de impostos e das despesas sociais.

 

A iniciativa surge depois de, no domingo, uma sondagem ter colocado o "sim" pela primeira vez à frente nas intenções de voto para o referendo que se realiza daqui a dez dias. Para os partidários da independência, as promessas de Londres não passam de um "gesto desesperado" a dez dias da votação.

 

A sondagem, que atribui 51% ao "sim" e 49% ao "não", chocou muitos britânicos. A bolsa de Londres chegou a cair mais de 1% durante a sessão de segunda-feira, com as maiores perdas registadas na banca e nas empresas com maiores ligações à Escócia.

 

A pressão, justificada pelos analistas com o resultado da sondagem, acabaria por aliviar. O índice FTSE 100 acabaria por terminar a sessão a perder 0,3%. Já a libra esterlina derrapou para o valor mais baixo desde Novembro, face ao dólar, descendo também cerca de 1% face ao euro.

Ver comentários
Saber mais Governo Londres política referendo Escócia
Outras Notícias