Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco escreve aos líderes da UE: "Estivemos à altura"

Por ocasião do 30.º aniversário da adesão, que se celebra em 1 de Janeiro, o Presidente da República enviou uma curta mensagem aos líderes das principais instituições da União Europeia.

Miguel Baltazar
Negócios 28 de Dezembro de 2015 às 15:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 34
  • ...

"Portugal assumiu plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, activo e até decisivo em certos momentos", considera o Presidente da República numa curta mensagem enviada aos líderes das principais instituições da União Europeia por ocasião do 30.º aniversário da adesão do país à hoje União Europeia, que se celebra a 1 de Janeiro de 2016.


Qualificando a entrada na então Comunidade Económica Europeia como "um dos marcos mais relevantes da História de Portugal no século XX", Cavaco Silva diz que ao longo destas três décadas o país assumiu "plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, activo e até decisivo em certos momentos". "Estivemos à altura, superámos muitas dificuldades e desafios, transformámo-nos estruturalmente e desenvolvemo-nos económica e socialmente. Igualmente importante, com a sua História e vocação universalistas, Portugal acrescentou valor ao projecto europeu", acrescenta.

"A importância que a União Europeia tem hoje na vida económica, política, financeira, social e cultural de Portugal torna-nos mais empenhados, solidários e criativos para fazer face aos grandes desafios com os quais a Europa hoje se depara. No centro da nossa atenção, agora e como sempre, estão os cidadãos, os valores e os princípios constitutivos do projecto europeu", conclui o Presidente.


A mensagem de Cavaco Silva foi dirigida ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e ao Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva União Europeia adesão 30 anos mensagem Comunidade Económica Europeia
Outras Notícias