
Segundo o instituto GFK, a confiança dos consumidores alemães irá atingir em Março um máximo de três anos e meio. O sentimento de confiança dos consumidores da maior economia da
Europa está apoiado na expectativas de remunerações mais altas para este ano. O inquérito realizado pelo GFK envolveu 2000 pessoas e aponta para uma subida do índice de 5,8 pontos em Fevereiro para 6 pontos em Março, sendo este valor o mais alto desde Outubro de 2007.
A economia alemã está a ultrapassar as congéneres da
Zona Euro, uma vez que o aumento das exportações para a Ásia fez com que as empresas a aumentassem as contratações e o investimento. A
Volkswagen AG, maior empresa empregadora de automóveis alemã, acordou contratar 100 mil trabalhadores este mês.
O instituto GFK considera que “o actual pano de fundo de desenvolvimentos favoráveis no mercado de trabalho e a excelente situação económica da maioria das empresas, cria nos trabalhadores grandes esperanças de que os aumentos das remunerações sejam mais abundantes este ano que o ano passado”, e acrescenta que “as subidas dos salários é a primeira responsável para o aumento do sentimento de confiança dos consumidores”.