Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos empresários alemães melhora inesperadamente em Julho

A confiança dos empresários alemães subiu para o nível mais elevado desde Junho de 2007 e sugere que a sua economia poderá não se retrair tanto como esperado.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 25 de Agosto de 2010 às 09:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Um índice de confiança baseado em inquéritos a sete mil executivos de empresas alemãs melhorou inesperadamente em Julho, depois de no final de Junho a economia ter crescido a um ritmo que é o mais elevado desde a reunificação da Alemanha. Os economistas antecipam um abrandamento do ritmo de crescimento, após o segundo trimestre, devido aos esforços de contenção orçamental.

O índice do instituto Ifo, sedeado em Munique, subiu de 106,2 pontos em Junho para 106,7 pontos, contrariando as estimativas de 36 economistas compiladas pela Bloomberg, que apontavam para uma queda para 105,7 pontos.

O insituto Ifo “reportou um número espantosamente elevado”, disse o economista-chefe do Citigroup para a Zona Euro. “Apesar de ter provavelmente ter atingido um pico nesta fase, a componente de fortes expectativas demonstra que as empresas acreditam na recuperação e esta [perspectiva] é suportada pela evolução favorável no mercado imobiliário”.

Na semana passada o Bundesbank disse que a situação económica da maior economia da Europa é “muito favorável”, depois de PIB do país ter crescido 2,2% no segundo trimestre do ano, suportado pelo crescimento da procura de bens alemães. O desempenho da economia alemã no segundo trimestre superou o ritmo de crescimento registado em qualquer altura dos últimos 20 anos no país.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias