Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos europeus aumenta em Outubro

A confiança dos consumidores e executivos europeus cresceu mais do que o estimado pelos analistas em Outubro.

Pedro Carreira Garcia pedrogarcia@negocios.pt 28 de Outubro de 2010 às 10:50
  • Partilhar artigo
  • ...
Segundo dados da Comissão Europeia, a confiança dos consumidores e executivos europeus cresceu mais do que o estimado pelos analistas em Outubro.

O índice de confiança de consumidores e empresários nos 16 países da Zona Euro cresceu para os 104,1 em Outubro, depois de em Setembro ter registado 103,2. O valor deste mês é dos mais altos desde Dezembro de 2007, segundo a Bloomberg, e excedeu as expectativas dos analistas.

Esta subida deve-se ao aumento da produção fabril na Europa em Outubro a par de um aumento inesperado da confiança empresarial na Alemanha.

Apesar disso, “não há dúvidas que a actividade económica está a abrandar”, segundo James Nixon, economista na Societé Générale em Londres, citado pela Bloomberg. “Com a apreciação do euro e o enfraquecer da economia mundial, a tendência nos indicadores de confiança poderá descer a partir daqui com um abrandar da economia no último trimestre”.

Contudo, segundo previsões divulgadas pelo FMI no início do mês, a Zona Euro poderá crescer 1,7% em 2010 contra uma recessão de 4,1% em 2009, impulsionada pelo bom desempenho da economia alemã.

Ver comentários
Outras Notícias