Europa Dinamarca gasta mais de um milhão em informação anónima para combater evasão fiscal

Dinamarca gasta mais de um milhão em informação anónima para combater evasão fiscal

Num movimento sem precedentes, Copenhaga comprou um lote de documentos associados aos Panamá Papers - obtidos junto da Mossack Fonseca por fonte anónima - e vai usá-los para investigar até 600 contribuintes.
Dinamarca gasta mais de um milhão em informação anónima para combater evasão fiscal
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 07 de setembro de 2016 às 15:45

O Governo dinamarquês gastou 9 milhões de coroas dinamarquesas (1,2 milhões de euros à cotação actual) na compra de um lote de documentos com informação dos Papéis do Panamá, obtida através de fontes anónimas, que vai ser usada na investigação de até 600 cidadãos dinamarqueses por fraude fiscal.

Segundo o jornal The Guardian, a informação é proveniente da Mossack Fonseca, o escritório de advogados do Panamá que esteve no centro do escândalo desencadeado em Abril passado, sob alegações de que alguns clientes usavam o paraíso fiscal para fuga ao pagamento de impostos.

A (ou as) pessoas na origem da informação entraram em contacto com o Governo de Copenhaga durante o Verão, tendo enviado uma primeira amostra de documentos. Depois de confirmada a sua fiabilidade, o Executivo validou com o Parlamento a compra da informação, a primeira vez que, pelo menos oficialmente, tal aquisição aconteceu.

"Tudo leva a crer que esta informação é útil. Devemo-lo a todos os contribuintes dinamarqueses que pagam fielmente os seus impostos", afirmou o ministro com a pasta dos impostos, Karsten Lauritzen.

Há dois anos, o fisco alemão gastou um milhão de euros na compra de dados provenientes igualmente da Mossack Fonseca, mas numa proporção menor, que conduziram a buscas a clientes do banco Commerzbank, por suspeitas de evasão fiscal.

Uma investigação já iniciada junto da banca dinamarquesa, abrangendo oito instituições, permitiu identificar insuficiências no controlo de contas "offshore", que não permitem assegurar que não são usadas para lavagem de dinheiro ou evasão fiscal.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI