Europa Durão Barroso: Impacto de acordo entre EUA e UE "será sentido muito além da economia"

Durão Barroso: Impacto de acordo entre EUA e UE "será sentido muito além da economia"

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso defendeu esta quinta-feira na Universidade norte-americana de Princeton que o impacto do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento entre União Europeia e Estados Unidos "será sentido muito além da economia."
Durão Barroso: Impacto de acordo entre EUA e UE "será sentido muito além da economia"
Bloomberg
Lusa 09 de abril de 2015 às 07:26

"A parceria económica entre a União Europeia e os Estados Unidos já é a maior do mundo e o impacto de um acordo assim histórico seria sentido muito além do âmbito económico", disse o responsável, acrescentando que "um dos temas mais decisivos da globalização é a questão de como abordar o futuro da liberalização do comércio."

 

Durão Barroso falava na universidade de Princeton, em Nova Jérsia, onde é professor convidado até maio de 2016, numa palestra com o título "O Estado da União Europeia.

 

A União Europeia e os Estados Unidos estão a negociar desde Julho passado esta parceria e já foram realizadas sete rondas de negociações. A última aconteceu em Fevereiro.

 

Esta parceria tem como objectivo abolir barreiras alfandegárias e regulatórias em todos os sectores da economia, com excepção do audiovisual, e deverá criar a maior zona de livre-comércio do mundo.

 

O Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento tem sido contestado por organizações da sociedade civil, que criticam a falta de transparência das negociações e temem impactos negativos para a Europa, falando em falta de protecção de direitos fundamentais e ambientais.

 

"Tive a honra de lançar as negociações para o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) com o Presidente Obama à margem da cimeira do G8 de 2013 em Lough Erne. Esta parceria transformadora oferece à UE e aos EUA a possibilidade de continuarem a ser os grandes líderes na luta pela liberdade e abertura", garantiu o ex-presidente da Comissão Europeia.

 

Durão Barroso vai ensinar política económica internacional, durante três semestres, na Escola de Assuntos Internacionais e Públicos Woodrow Wilson, que pertence à Universidade de Princeton.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI